segunda-feira, 30 de junho de 2014

Um vídeo novo e inspirações para o ser artista que existe em você

Pois é, gente, acho que já comentei aqui antes que estava planejando mostrar pra vocês alguns desenhos e páginas antigas (1) porque é sempre legal ver as coisas antigas e o quanto nós evoluímos, e (2) pra vocês verem que existe um caminho de evolução, e que eu não nasci "desenhando bem". Já falei sobre isso algumas vezes, mas como muita gente pergunta, sempre vale o reforço.



Isso me fez pensar em algumas coisas importantes sobre ser um desenhista, um quadrinista, um contador de histórias, um artista ou qualquer coisa que seja:

- minha vontade de colocar no papel as minhas ideias e histórias sempre foi superior a minha vontade de ser muito boa nisso, mas foi porque eu o fazia sempre que me tornei boa nisso

- a expectativa pelo resultado final era o que me mantinha produzindo, mas jamais seria capaz de ir tão longe se eu não curtisse também o processo, o ato de produzir

- há até pelo menos 5 anos atrás, eu não tinha certeza se era possível ser qualquer uma dessas coisas - ilustradora, quadrinista, artista - e muito menos "viver" da minha arte, mas segui em frente, fazendo o que eu acreditava

- aquele monte de dúvidas - como, onde, quando, com quem? - que se tem quando quando iniciante, eu tive (e tenho, muitas)

- apesar de achar importante buscar referências em profissionais mais experientes, estar ciente de sua trajetória e das milhões de possibilidades do mercado, não existe um caminho pronto, não existe uma fórmula. sinta-se a vontade para seguir seu próprio caminho, seja ele qual for, ciente de que ele pode dar tão errado quanto pode dar certo, porque certas coisas valem o risco

- você não se torna grande sem antes conhecer o medo, a dúvida diante do desconhecido, o fundo do poço

- em alguns momentos, você vai ter que se arriscar - mentes inquietas não ficam no lugar

- você é jovem (por dentro e/ou por fora) e sente vontade de voar. então voe!

E aqui - finalmente! - vai o vídeo:


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Um dia no zoológico (para desenhar)

Foi hoje que percebi como sou péssima pra desenhar animais. Sem uma foto de referência e só observando de longe (bichos que nem sempre estavam parados na mesma posição por muito tempo) percebo que a minha noção de sua anatomia é bem tosca... mas mesmo assim curti a experiência de ir no zoológico pra desenhar.

Só fiquei triste mesmo porque queria ter visto a pantera negra, e ela não tava mais lá #chateada. E a surpresa do dia foi ter visto um lobo-guará, que nunca tinha visto. Achei ele muito lindo (e deixava a tratadora fazer carinho nele, como se fosse um cachorrinho!) E a área dos felinos me faz crer ainda mais que nossos gatinhos só não comem a gente porque são muito pequenos! Hahaha. Porque todos os felinos, grandes ou não, tem um comportamento muito parecido.

Ah, e eu ADORO girafas. Consegui ver elas bem de pertinho, pena que nem todos os bichos dá pra ver tão de perto assim =(

Pareço criança feliz falando isso né? A verdade é que ontem a noite fui dormir meio ansiosa, tipo criança que não consegue dormir pensando no passeio da escola no dia seguinte. Affff, abafa.

 Onde está Wally, quer dizer, o tigre siberiano...


 Eita preguiça boooooua!




 Eu feliz com as girafas! Hoho.







Já os desenhos, primeiro comecei pintando com pastel seco, mas fez tanta sujeira que não ia rolar o resto do passeio assim. Então fiz o resto no lápis, mas talvez eu pinte algum dia desses pro sketchbook ficar legal =D








Por alguma razão os bichos que eu faço tem cara de desenho animado =.=

terça-feira, 24 de junho de 2014

Resumindo o lançamento e próximos eventos


Não tem nada melhor que ser reconhecido pelo seu trabalho. Em momentos como este - do lançamento - posso encontrar as pessoas que me acompanharam até aqui e até mesmo aqueles que chegaram no Vidas "sem querer". Acredite, tem todo tipo de história, mas cada uma especial do seu jeito. No meio dessas e outras, ouço um "você me inspirou a fazer minha própria história", e poxa vida, isso sempre me pega de jeito e me deixa emocionada. Quando a gente começa a fazer diferença na vida das pessoas, o negócio muda, e de repente meu filhotinho já criou asas próprias e faz um vôo solo. É incrível.

Queria agradecer as pessoas que puderam comparecer ao evento e a aqueles que, mesmo não podendo ir, estavam em espírito. Felizmente, irei participar de mais alguns eventos esse ano, quase que com certeza. Tem o Mercado de Pulgas, o Brasil Comic-con e talvez o Anime Friends, mas tudo depende da confirmação da editora.

No meio de tudo isso, estava rolando umas entrevistas pra um canal do youtube lá na frente da Comix. Eu acabei participando, respondendo uma perguntas sobre: Você acha que ser nerd está na moda? Haha. Isso pra alguém que foi nerd a vida toda, pelo menos na minha época, que gostava de estudar e/ou tinha interesse por artes, quadrinhos e mangás (e videogame). E eu que gostava gosto de todas essas coisas, achei curioso. E no final, aproveitamos pra fazer um merchan básico dos nossos mangás. Assim que sair o vídeo, eu coloco aqui (acabei esquecendo o nome do canal... =.=)

E agora mais fotinhos do lançamento de sábado:





segunda-feira, 23 de junho de 2014

Vídeo: Minhas HQs favoritas

No post anterior coloquei o vídeo em que fiz um tour pela minha estante e falei um pouco sobre meus livros favoritos. Dessa vez o vídeo é sobre minhas HQs preferidas. Espero que gostem e se quiserem mais sugestões, deixem nos comentários.





E aí, quais as HQs favoritas de vocês?

terça-feira, 17 de junho de 2014

Tour pela minha estante

Esse vídeo é do mês passado, mas eu acabei esquecendo de postar ele, então aproveitei que tirei algumas fotos do meu quarto hoje para fazer um mega post temático.















segunda-feira, 16 de junho de 2014

Lançamento do Vidas lá na Comix!

Quem me conhece sabe que eu gosto muito de manter contato com os leitores do Vidas, meus fãs (ainda acho engraçada a ideia de ter fãs!) afinal esse é todo o propósito do blog e do canal no youtube. E o lançamento é uma ótima oportunidade pra conhecer vocês, trocar uma ideia e ainda autografar as edições! Por isso, os que puderem ir, não se sintam acanhados! Eu também sou tímida e tal, e prometo que não mordo! =P

Então é isso. O lançamento oficial das edições 2 e 3 de Vidas vai rolar nesse sábado, dia 21/06, a partir das 14h lá na loja da Comix (Alameda Jaú, 1998). Vou estar lá autografando todas as edições do Vidas. Lembrando que a história publicada pela HQM fechou nessa terceira edição, por isso temos série completa pra vocês!



Junto com o Vidas, teremos lançamentos do Futago Studio (Principe do Best Seller e Vitral) e a estréia de Salvation, todos mangás nacionais! Aproveitem ;)

Para mais informações, acessem o evento do facebook.

domingo, 15 de junho de 2014

Nova estação de trabalho e algumas regrinhas de ergonomia


Durante esse tempinho que fiquei trabalhando em casa percebi o quanto a minha escrivaninha era ERRADA, em todos os níveis possíveis. Eu não tinha percebido antes o quanto era ruim, pois ficava nela pouco tempo durante o dia, já que eu trabalhava fora o dia inteiro e quando chegava em casa, nem queria saber de computador. Mas então tive uma semana super intensa de trabalho naquela mesa e fiquei com muitas dores no braço/ombro/pescoço, principalmente do lado direito (sem contar as dores nas costas de ficar sentado o dia todo).

Acho que a dica mais importante que posso dar para as pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar de casa devem fazer antes de qualquer coisa: pesquisar sobre ergonomia e buscar uma mesa e cadeira mais adequada possível. Isso inclui: 

Mesa
-altura ideal de 73cm do chão
- teclado, mouse e tablet devem estar sempre na mesma altura
- alinhar a altura da tela para que o centro dela esteja na altura dos olhos (no meu caso, uso livros grossos para deixar a tela mais alta)
-a distância do nosso corpo até a tela deve ter pelo menos o espaço do braço estendido (estenda o braço até a tela - você não pode tocá-la)

Cadeira
- o  braço e antebraço devem estar em 90 graus
- o antebraço deve estar apoiado na mesa, sem forçar os ombros
- o ideal é que a cadeira tenha apoio para o braço
- as pernas devem estar dobradas de 90 a 130 graus, e se não alcançar o chão, use um apoio para os pés. (se você coloca os pés para trás da cadeira, estará comprometendo a circulação da perna)

Estas são algumas regrinhas que pesquisei, algumas delas quem deu foi inclusive uma profissional que foi na editora onde eu trabalhava antes, ela foi de mesa em mesa explicando. Claro que nem tudo que ela disse eu consegui seguir a risca, primeiro porque não fico confortável na mesma posição por muito tempo, gosto de dobrar e sentar na perna, entre outros... mas o mais importante tento sempre seguir pra evitar mais dores e lesões.

Foi por essas e outras que decidi comprar uma mesa simples e reta, sem gavetas nem aquele apoio embaixo pra mouse e teclado (não cabe a tablet junto, então as coisas ficam em níveis diferentes, que como eu disse antes É TERRÍVEL pra postura). Aproveitei o grande espaço pra colocar uma mesa dobrável portátil da Mocho. A minha antiga era muito grande e pesada para carregar e ocupava um espaço bizarro no meu quarto. Agora meu quarto está bem mais amplo, eu até coloquei alguns puffs!!! Afinal, conforto é tudo quando se trabalha em casa... xD

Espero que esse post tenha ajudado vocês.

Jeitos sutis de trollar o quadrinista


E essa tira foi sobre algo que aconteceu enquanto eu desenhava a tira anterior... lol

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Just to watch it BURN


Essa tira veio na minha cabeça depois de tudo o que rolou com a greve dos metroviários e com a covardia e prepotência do nosso governador, ao afirmar veemente que não haveria greve durante a Copa... fiquei pensando comigo mesmo, se fosse eu, faria greve só pra ver o circo pegar fogo. E essa é basicamente a história por trás dessa tira, haha.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ler um livro...


De uma série de tirar que pretendo fazer, falando sobre qualquer coisa que me vem a mente, algumas até autobiográficas... pelo menos isso me mantém produzindo.

Ahh.. e como senti falta do papel e da tinta!

terça-feira, 10 de junho de 2014

Vídeo: Como aplicar retícula usando Photoshop

Há um bom tempo atrás fiz uma postagem mostrando como aplicar retículas em uma página usando Photoshop e agora decidir criar um vídeo mostrando como faço isso, para esclarecer melhor os passos. Espero que vocês gostem do vídeo e que seja útil. Se tiverem dúvidas deixem nos comentários ;)

domingo, 8 de junho de 2014

Devaneios de domingo a noite


Andei pensando esses dias que preciso fazer uns desenhos (ou tiras) bem simples com ideias que me surgem de repente, só pra me manter produzindo e também porque sinto falta de desenhar no papel.

Esse negócio do gato é algo que vive me ocorrendo, quando meus gatos ficam minutos me encarando sem se mexer com uma expressão de que eles conseguem enxergar através de mim, mas ao mesmo tempo tem uma certa indiferença embutida naquele olhar. Mas gato é um bicho curioso... muitas vezes cheguei em casa meio triste ou com bad vibes, e eles - que não gostam muito de colo - chegaram perto de mim, como se soubessem o que estava se passando... só de estar perto deles, na verdade, já me sinto um pouco mais leve, e aquele ronronar parece tirar o peso das nossas costas. Porque eles são sempre sinceros, as suas raras demonstrações de afeto me tocam profundamente, e me sinto, sei lá, merecedora. Pois é, caros amigos, eles que são nossos donos... mas eu adoro! x)

terça-feira, 3 de junho de 2014

Sorteio da coleção completa e autografada de Vidas!


Pois é, como tinha comentado antes, a página do Face ultrapassou os MIL curtidores, e como fiquei de fazer um sorteio assim que acontecesse, aqui vamos nós!


COMO PARTICIPAR?
Para participar do sorteio, basta curtir e compartilhar ESTE POST na sua timeline. Lembre-se de compartilhar publicamente para que seu nome esteja visível.

O QUE VAI SER SORTEADO?
A coleção completa e autografada de Vidas Imperfeitas (lembrando que são 3 edições), mais alguns brindes, como marcador de página, adesivo, cartões postais, tudo customizado com artes do Vidas.

E MAIS: Se este post ultrapassar os 50 compartilhamentos, irei incluir no sorteio também uma aquarela original minha!!!

ENTÃO CORRE E PARTICIPA!
O sorteio acontecerá no dia 6/6 (sexta-feira). É possível que eu grave o sorteio (que será realizado num desses sites especializados).



Aqui vai um vídeo convidando vocês oficialmente e mostrando um pouco o que vai ser sorteado ;)


Ah! E assinem o meu canal lá do Youtube!

Video tutorial: Como usar aquarela



Mesmo no meio da loucura de freelas e outras coisas, arranjo algum tempinho pra continuar gravando os vídeos pro canal do Youtube. Ando bastante insatisfeita com as políticas do Facebook, que está diminuindo cada vez mais o alcance das postagens (parece que agora foi pra apenas 2% dos curtidores), então todo nosso esforço de divulgação na verdade não serve pra nada. No começo, as páginas funcionavam bem, mas agora mesmo quem quer receber as atualizações de página acaba não recebendo. Foi por essas e por outras que estou querendo migrar pra outras redes, como o Youtube. Estou produzindo conteúdo aos poucos, e vou tentar manter pelo menos um vídeo por semana, nem que seja coisas curtinhas.

A parte mais difícil é que as pessoas estão tão acostumadas com o Facebook, que a maioria só acompanha as atualizações de outras redes adivinha? Pelo próprio Facebook. A ideia de centralizar a divulgação é legal, mas ela apenas não funciona como deveria, e eu tenho a sensação de que para ter mais alcance e engajamento na página, é preciso fazer uma espécie de samba do crioulo doido, e spamear pra caralho a TL das pessoas (algo com a qual não concordo - mesmo porque eu odeio quando tem spam na minha TL...). Não tem muita saída. Quando acredito que o conteúdo é mais legal e de interesse geral (como o vídeo de hoje), faço uma força-tarefa de divulgação pra ver se "bomba" um pouco mais, mas realmente não dá pra fazer esse tipo de coisa sempre.

A ideia mesmo é atrair as pessoas para outras redes através de assinaturas. Pelo menos no Youtube, tudo que é postado vai pra página inicial dos assinantes, quase como um feed, o que é bem legal. Assim, quem tem interesse vai sempre voltar pro seu canal.

Nesse vídeo eu decidi fazer um tutorial de técnicas de aquarela para iniciantes. É pra quem tem interesse em aprender a usar aquarela, mas não sabe por onde começar. Confiram:


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mil curtidores, sorteio e mais novidades

Faz um tempinho que não faço um post decente no blog, mas a semana passada foi uma loucura, e só agora estou tendo tempo pra colocar tudo em dia!

Foi no meio dessa loucura de freelas e prazos apertados que aconteceram algumas coisas MUITO bacanas! A primeira delas é que a página do Vidas no facebook ultrapassou a marca de MIL curtidores! Me pegou de surpresa, e como eu tinha combinado, irei fazer um sorteio de um kit completo de Vidas com algumas lembrancinhas. Aguardem novidades em breve x)



Foi na semana passada também que chegaram as minhas cópias das edições 2 e 3 de Vidas! Olha só que coisas lindas:


Isso quer dizer que: (1) conseguirei enviar as cópias para todo mundo que estou devendo, devidamente autografadas, (2) organizarei o sorteio dos mil curtidores muito em breve, (3) vou colocar alguns kits autografados a venda, e (4) mas não menos importante, vai rolar lançamento na Comix em junho! Não temos data ainda, mas irei falar com meu editor pra ver direitinho x)

Mas voltando aos freelas, eu tive a oportunidade luxo de ilustrar pra Folha de São Paulo! A matéria saiu hoje no jornal e já tem infográfico no site deles, saca só (clicando aqui)! 


E tem mais coisa legal, que eu vou postar aqui no seu devido tempo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...